18 fevereiro 2008

A culpa da chuva

O Ministério do Ambiente diz que a culpa dos estragos provocados pelas chuvas é das autarquias (no fim da notícia pode ler-se que em Lisboa registaram-se 30 mililitros de precipitação em Lisboa entre as 4 e as 5 da manhã. Bom, 30 mililitros não é muito. Agora... se fossem 30 MILIMETROS... alguém que explique ao jornalista do Público que mililitros é uma unidade de volume e que 30 mililitros é o equivalente a um cálice de bagaço enquanto que a precipitação se mede em milímetros, ou seja litros por metro quadrado. UPDATE: também escrevi um comentário à notícia; o comentário não foi publicado, em vez disso mudaram o texto da notícia; e assim o Público, órgão de comunicação social de referência, vai fingindo que não mete a pata na argola; já não é a primeira vez que acontece, acho que vou começar a guardar PDFs das várias versões das notícias).

Mas... de quem é a culpa da chuva? Lê-se no último parágrafo desta notícia que a culpa é de uma depressão instável a oeste da Península Ibérica. Mas... quem? Quem é que tá com uma depressão instável capaz de fazer chover como se não houvesse amanhã? Descubram-no e resolvam o problema de uma vez por todas! (Se fosse uma depressão estável resolvia-se com Prozac 2x ao dia durante uns meses ou anos. Uma depressão instável resolve-se com 2 ou 3 frascos de uma só vez!)

6 comentários:

Rui Pereira disse...

Essa de nao publicarem o comentario e mudarem o texto da noticia no Publico online tambem ja' me aconteceu: na primeira versao desta noticia tinham traduzido o "near-infrared camera" em NICMOS por "camara quase infravermelha"...

Nelson disse...

pois. assobias para o lado, e quem não descobriu também nunca chega a descobrir. E assim se constrói um órgão de comunicação social de referência.

Teté disse...

Quer dizer, alguém se lembrava de afirmar que a culpa era do Salazar quando aconteceram as cheias nos meados/finais dos anos 60? Ah, não, se abrissem a boca iam presos!

Agora é um ver se te avias: ministro do ambiente descarta na câmara municipal (?!); esta se calhar vai à procura dos responsáveis dentro dos serviços; estes dizem que não tiveram pessoal nem orçamento para implementar medidas... Se não for a empregada da limpeza a levar com as "culpas" todas no cartório, a culpa é da chuva MESMO!!!

Post-Scriptum - Órgão de comunicação social de referência? Quando muito, o Expresso! Que não consta que mude um artigo com essa facilidade...

Magucha disse...

Depressão dessas vai mesmo é com injecções de serotonina directamente no cérebro!

E a causa da chuvada foi devida ao excesso de reza. Rezaram tanto para que chovesse, que quando choveu, foi tudo de uma vez!

Ana disse...

Até te começar a ler, acreditava que eu era quem escrevia os maiores parágrafos de sempre. Isto pq toda a gente mo dizia. Uma pessoa convence-se que é única, especial, e tal. E depois descobre que nem chega aos calcanhares de uma imperial e um pires de tremoços!!
Da proxima que me disserem isso, mando-os ao faxavor! =D

Ana disse...

Acho que a culpa é mesmo minha, páh...do diluvio. Manda aí os prozacs, força!!

:-p

bem, bem, xô nelson, o xô nelson devia começar a cobrar aos jornalistas do publico por cada erro que lhes aponta.