29 outubro 2007

Novs fora... nada?

O petróleo continua a subir. Já vai nos 93 dólares. O euro também. Já vai em 1,44.

Hmmmm.... alguém sabe como é que consigo arranjar um histórico de cotações do dólar e do barril de petróleo? Gostava de ver a evolução do preço do barril de petróleo em euros para perceber se os sucessivos aumentos da gasolina usando como desculpa o aumento do preço do petróleo são tanga ou não.

8 comentários:

Ana disse...

Mas pukê??

Nelson disse...

porque o aumento do euro face ao dólar compensa, pelo menos em parte o aumento do preço do petróleo em dólares. O aumento do barril em euros será inferior. A questão é: o que está a aumentar mais depressa? O barril ou o euro?

Ana disse...

O barril, of course! Quer dizer, o euro, of course! Espera...mmmm...pois...já tou zonza. Mas para que é que queres saber isso?? Andas a pensar comprar barris de pitrol??

Redus Maximus disse...

Eu arriscava o Bigonline.pt, se fores cliente :)
Posso pesquisar

Anónimo disse...

http://www.swivel.com/graphs/show/22532642

não é bem o que queres mas dá para ver que o petróleo subiu mais que o euro...

Nelson disse...

não necessariamente. é o produto dos dois que nos interessa, não a média. Faz os gráficos de y=x e y=1/x e compara.

Anónimo disse...

http://www.theoildrum.com/

procura aqui.

Nelson disse...

ah, este é bom!!! O monthly report deles é genial. Logo na primeira página tem o gráfico de cotação do barril de petróleo em dólares e em euros desde 2001 até agora.

E confirma-se, parcialmente, o que eu achava: o petróleo não está a subir assim tão drasticamente, desde meados de 2005. Mais ou menos em Junho de 2005 atingiu os 40 euros por barril e a partir daí a cotação em euros manteve-se, com oscilações, claro, entre os 40 e os 53 ou 54 euros. O petróleo está agora ao mesmo preço de há um ano mais euro, menos euro; em dólares o cenário é bastante diferente: há um ano estava nos 70, e no fim de setembro estava a 85.

O gráfico está logo na primeira página deste documento