15 junho 2007

RAM é prova

Um juiz decretou que a RAM de um servidor serve como prova judicial. Por isso o proprietário pode ser intimado a entregar a RAM ao tribunal.

Acho que isto é capaz de dar mau resultado. É que TUDO é guardado na memória RAM. Se passarmos a registar todos os dados que são escritos na RAM vamos ficar com uma quantidade quase infinita de lixo. Imaginem a RAM do vosso computador a ser escrita e rescrita mais de um milhão de vezes por segundo. Haja disco para guardar essa porcaria toda! Ainda para mais, a maior parte dos dados serão informações temporárias guardadas por aplicações, particularmente inúteis num processo.

Mas o melhor de tudo é: se o juiz ordenar simplesmente que "entreguem a RAM" o dono do servidor pode limitar-se a entregar os módulos de memória. Desmonta-os e entrega-os. Acontece que a memória RAM é volátil. Ou seja, quando se desliga da corrente os dados não ficam guardados. Bela ideia, sim senhor...

(obrigado Pedro)

3 comentários:

kanjas disse...

E fornecem RAM de substituição? tal como as seguradoras fazem com os carros?

Nelson disse...

se calhar devolvem ao fim de uns anos, quando o processo estiver terminado. Deve ser extremamente útil nessa altura...

Ana disse...

Sim, especialmente porque na altura essa RAM já está obsoleta para o micro-Pc-avant-millenium-com-teletransporte-incluido.