07 novembro 2006

API

Mas tá tudo parvo ou quê? Começa a 1 de Março de 2007 o Ano Internacional Polar (API).

Bem, os pólos não correm risco de desaparecer, óbviamente. A menos que a Terra deixe de rodar de repente ou a inclinação do eixo mude, o que é um bocadito pouco provável. Mas pelo menos podem deixar de estar cobertos de gelo e ursos, a Norte e de gelo e pinguins a Sul. E isso é chato. É chato pela parte do gelo, quanto aos ursos e pinguins não tou muito preocupado. Os ursos parecem queridos e amorosos mas têm um feitiozinho que ninguém os consegue aturar (perguntem às focas, suas vizinhas, que também não vão muito à bola com eles; mas também, não se pode acreditar em tudo o que diz uma foca); e os pinguins... enfim, aquilo é o quê? É um peixe, é uma ave, é o quê? Poem ovos, mas não voam. Passam o tempo na água. E quando andam em terra são tão trambolhos que parece que foram sodomizados por um urso polar. Aliás, como curiosidade, o pinguim é o animal de locomoção terrestre MENOS eficiente em termos energéticos. Acho que a bem da sustentabilidade do ambiente devíamos eliminar as fontes de desperdício, começando pelos pinguins.

Mas isto vem a propósito do Ano Internacional Polar. Que começa a 1 de Março de 2007. Eu acho que qualquer ano que não começa a 1 de Janeiro já começa mal. Neste caso começam logo com 3 meses de atraso. É como o ano 2000 que no Porto começou a 8 de Janeiro. As gentes do Norte começaram o Século XXI logo com 1 semana de atraso. Depois admiram-se que a Casa da Música tenha demorado tanto tempo a acabar (não me interessa! Para mim o século XXI começou no ano 2000 e pronto. Se os historiadores não percebem o conceito de Zero é problemas deles; se calhar por isso é que foram para história, porque tiveram más notas a matemática).

Ora o Ano Internacional Polar vai começar a 1 de Março de 2007. Portanto, termina a 1 de Março de ... 2009. Pois. Alguém muito inteligente achou bem que o Ano Internacional Polar comece em 2007 e termine em 2009. Sou eu que não sei fazer contas ou entre 1 de Março de 2007 e 1 de Março de 2009 passam-se 2 anos? Então aquilo não se devia chamar Dois Anos Internacionais Polares (DAIP)? Ou Biénio Internacional Polar (BIP)? Ou Ano Internacional Polar, Mas É Um Ano Para Cada Pólo (AIPMEUAPCP)? Neste último caso a coisa complica seriamente: é que como 2008 é bissexto, um dos pólos vai ter um dia a mais que o outro; nem quero imaginar a guerra que aí vem! Mas quem foi o idiota que fez aquelas contas?

E até criaram uma nova iniciativa, a Latitude 60 para chamar a atenção para a importância dos pólos e coordenar... coisas. Com escolas e assim. Bom, que eu saiba, a inclinação do eixo terrestre é de 23º27', o que quer dizer que os círculos polares passam nas latiudes 66º33'. Para lá dos 66º33' de latitude são as regiões circumpolares. E para uma iniciativa que se pretende educativa começam logo por abardinar o nome e chamar-lhe Latitude 60? 60? 60 porquê? É a margem de erro, como na história do teste de alcoolémia? Pronto, se for assim, tudo bem, estamos a educar as crianças para a importância das margens de erro, desenvolvendo a sua capacidade de interpretar números que possam ser afectados por eros. Por exemplo, números como a inflação prevista, a taxa de desemprego, as audiências dos Morangos com Açúcar, a despesa corrente do estado inscrita no orçamento, ou o valor de um ordenado; este último tem uma margem de erro brutal. No meu caso, é afectado por um erro sistemático de 11% e um erro variável (provavelmente um erro de método) de cerca de 15% ou 16%. Ao todo o meu ordenado tem um erro de uns 25% (acho que há um pequeno erro na minha estimativa do erro, mas não é muito relevante). Assim sendo, um erro de 10% no cálculo da latitude para o nome da iniciativa nem parece muito mau.

Bom, de qualquer maneira, vamos ter dois anos polares. Seja lá isso o que for. Depois de tantos anos de seca, anos de chuvas e cheias, anos de vacas magras, anos de contenção, anos de crise, anos da expo, anos do euro, anos do tigre e anos do Sporting é bom ter um pouco de novidade.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ora boas,

Acho que afinal não sabes contar, senão vejamos: o ano que se preza começa a 1 de Janeiro, com um mês de atraso 1 de Fevereiro e com dois meses de atraso 1 de Março...
Não sejas mau para o senhores que eles com o frio ficaram assim :p
Abraço,

Nelson disse...

bem, eu acho que o "about me" já dava uma pista...

kanjas disse...

Afinal ainda li hoje (já podes postar coisas grandes amanhã). Quando comecei a ver-te falar de pinguins e ursos não consegui parar... fez-me lembrar o nosso (des)governo.

Acho que este é um dos melhores posts dos últimos tempos. Já metias aí o top10 outra vez :P

Nelson disse...

Quando chegar ao post nº 1000 (tá quase!) ponho mais um top 20. :)